19 março 2012

Tutorial de Edição Básica – Aula 1-2

3. Redução de Ruídos
            Se o nivelamento foi insuficiente para “cobrir” os ruídos (ou poeira), há alguns métodos para sua redução.
            No caso de haver ruídos no preto, pode-se utilizar a ferramenta Superexposição -> Tons Médios ou Sombras -> 50%. O pincel então escurecerá a região, escondendo os ruídos. E para as áreas brancas, utiliza-se a ferramenta Subexposição -> Realces -> 50%. Mas atenção! Enquanto você estiver pincelando a área preta, não toque na área branca, senão os ruídos que estão nela também escurecerão. O mesmo vale com o pincel de subexposição nas áreas pretas. E não exagere, para que a imagem não fique despixualizada. Vale lembrar, também, que os percentuais utilizados podem ser alterados conforme a necessidade da página.
            Outra forma para cobrir os ruídos é a pintura manual com a ferramenta Pincel. Este é o método mais recomendado, já que não agride as linhas e, inclusive, dá melhor aspecto à imagem. (Obs.: Isso requer tempo e paciência do editor, mas o resultado final vale a pena ^^). Por exemplo, a nossa imagem possui poucos ruídos no branco e preto, então aumentamos o zoom e utilizamos o pincel para colorir manualmente.
Mostrar 13
E então, a nossa página ficou assim:
Mostrar 14
           
A pintura manual também se aplica à remoção das sombras de canto da página. Lembra que comentamos sobre elas antes do processo de nivelamento? Pois então, agora é que iremos “arrumar” os cantos da página. Então:
1° - Apague toda a sombra, variando o tamanho do pincel quando necessário.
2° - Endireite as linhas tortas com a ferramenta Carimbo ou Lápis (caso prefira redesenhar).

4. Rotação
Apesar de todo o cuidado ao se escanear as raws, elas ainda ficam um pouco tortas. Logo, para endireitar a página, nós utilizamos a Régua, que se encontra no mesmo quadrinho que o Conta-gota no Photoshop. Para este passo, utilizaremos outra raw, que já passou pelos passos anteriores:
Mostrar 04a
Desenhe uma linha vertical junto da borda que sabemos que deveria estar perfeitamente horizontal ou vertical, clicando na ponta de uma das bordas e arrastando o cursor para a outra ponta. Quando você soltar, deve aparecer uma linha cinza fina junto da borda. (Obs.: Depois de você fazer essa linha, você ainda pode mover os pontos de cada extremidade para deixar a imagem perfeita.)
Mostrar 04b
Daí vá em: Imagem -> Rotação de imagem -> Arbitrário. Na janela que irá abrir, aparecerá um ângulo automaticamente, então apenas clique em OK. Basicamente, essa ferramenta facilita em quanto a página deve ser rotacionada e mede para você. Mas pode-se também clicar em “Straighten”, que rotacionará automaticamente a página e cortará o excesso de espaço decorrente da rotação.
Mostrar 04c
Devido a péssima qualidade de impressão de algumas revistas e variações na qualidade da scan, às vezes, rotacionar uma linha pode fazer outra linha ficar pior. Fica a seu critério analisar qual opção é melhor.

5. Corte
Raws geralmente tem áreas pretas ou brancas ao redor da página durante o processo de escanear. Rotacionar a página também pode criar excesso de espaço ao redor da página.  (Obs.: Geralmente ao utilizar a ferramenta Régua para endireitar a página, os excessos são automaticamente “cortados”, mas caso não o sejam, siga os passos descritos nesta seção ^^)
Escolha a ferramenta Corte Demarcado (ou pressione C no teclado) e desenhe um retângulo ao redor da página. Mova as bordas para cortar as áreas pretas até as margens da página.
Pressione Enter quando terminar.
Exemplo 1:
Mostrar 15
Mostrar 16a
Mostrar 16b
Mostrar 16c

Exemplo 2:
Mostrar 04d
Mostrar 04e

6. Redimensionamento
Depois de realizados todos os passos descritos anteriormente, é hora de redimensionar a página para sua melhor visualização. As dimensões da página podem variar entre os vários scanlators, mas no caso do Koisei, utilizamos o padrão de 1200 px de altura, exceto se a página possuir dimensões inferiores, como é o caso das páginas utilizadas neste tutorial.
Então como redimensionar? É simples. Clique no menu “Imagem -> Tamanho da Imagem -> Altura: 1200 pixels -> OK”.
Sempre mantenha aquela “corrente” ao lado das dimensões, já que ela mantém a proporcionalidade. Quanto aos estilos de resolução da imagem no rodapé da caixa, escolha a função que mais se adequar ao seu caso.

            O Resultado Final
            A seguir apresentaremos 4 páginas que passaram pelas etapas descritas nesta primeira aula.
Exemplo 1:
Antes:
Mostrar teste 01
Depois:
Mostrar teste 01a
Mostrar teste 01b

Exemplo 2:
Mostrar teste 02
Mostrar teste 02a

Exemplo 3:
Mostrar teste 03
Mostrar teste 03a

Exemplo 4:
Mostrar teste 04
Mostrar teste 04a

Por fim, a raw estará pronta para uso ;)
Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar. Tentaremos responder da melhor maneira possível ^^
E na semana que vem, iniciaremos a segunda etapa da edição, conhecida como “Limpeza” e “Typesetting”. Até a próxima aula o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário