06 maio 2012

Truques e Dicas do Photoshop

Na aula de hoje, veremos algumas situações bastante comuns em edição de raws. Então vamos começar o/

1ª Situação: Encontrei uma raw, mas ela não está em preto e branco, o que eu faço?

Quando você se depara com uma raw que não é preto e branco, a primeira etapa que você faz, durante a preparação da página, é a seguinte:


Mostrar 01
Mostrar 02
Mostrar 03
Mostrar 04
Obs.: Por que descartar as informações de cor? Pois, no momento em que os tons da página forem transformados em cinza, eles podem ser incompatíveis e por isso se deve descartá-los.
Após estes passos, a página está pronta para edição, basta ajustar o nivelamento e reduzir os ruídos remanescentes.
Antes e depois:
Mostrar Antes
Mostrar Depois

2ª Situação: Na página que quero editar, as bordas estão corroídas e levemente tortas.

            Em algumas raws, devido ao processo de escaneamento, as bordas que separam as cenas aparecem “corroídas”, portanto é necessário que as corrija. Lembre-se, as retas devem ser retas, ter a mesma largura e estar exatamente em ângulo de 90° (a menos que uma das linhas seja diagonal).
Para arrumar as bordas, há duas técnicas que podemos utilizar: a Ferramenta Clonagem, quando a corrosão for pouca e a linha estiver reta (Obs.: o pincel copiará a seleção que estiver abaixo dele ao se clicar “Ctrl + clique”), ou Lápis e Lata de Tinta, que demonstraremos a seguir.
Para a técnica do Lápis e Lata de Tinta, você deve, primeiramente, criar uma nova camada, uma vez que você trabalhará nela.
Mostrar 05
Mostrar 06
Mostrar 07
E então siga os seguintes passos:
1. Crie guias com a ferramenta Régua: Clique na régua que está no topo ou no lado esquerdo da página e o segure, arrastando o cursor para a página. Você verá uma linha pontilhada aparecer, que ficará azul quando você soltar o mouse. Se você não ver a régua, pressione Ctrl+R. Faça um guia para cada borda que você vá desenhar (Para movê-lo, use a ferramenta Mover e o arraste exatamente até onde você quer. E não se preocupe se tiver que cortar alguns pixels da página devido ao alinhamento das guias.)
Mostrar 08
Mostrar 09
Mostrar 10
Mostrar 11
2. Com a ferramenta Lápis, escolha a largura padrão a ser utilizada para as bordas (por exemplo, 3 pixels). Comece em uma ponta da borda, pressione Shift, e desenhe uma linha reta paralela à borda. Faça isso com todas as bordas verticais e horizontais. (Obs.: Se a linha for diagonal, utilize a ferramenta Linha para adequar a largura e certifique-se que esteja selecionada a caixa de suavização de serrilhado.)
Mostrar 12
Mostrar 13
Mostrar 14
(Obs.: Após fazer as linhas, você pode fazer as guias desaparecerem, selecionando a ferramenta Régua e ao posicionar o mouse sobre a linha, clique ‘Ctrl’ e arraste a guia até a régua.)
3. Com a Lata de Tinta (certifique-se de que na barra de ferramentas no topo da página estejam selecionados “Contínuo” e “Suavização de Serrilhado”), pinte com a cor branca no espaço entre as linhas que você desenhou. Se você cobrir alguma onomatopéia/som ou balões de fala, você terá que apagar a parte da borda com a Borracha. Configure a opacidade da camada das bordas para 75%, daí você pode ver quais áreas precisam ser apagadas.
Ø                 E também, se uma borda vai direto para as extremidades da página, ela não receberá borda.
Mostrar 15
Mostrar 16

3ª Situação: Há texto atrás do personagem X, e agora?

Em alguns mangás, há vezes em que frases aparecem atrás de personagens ou imagens. Para se fazer este efeito há duas maneiras, uma em que apenas se rasteriza a camada e apaga a parte do texto que deveria estar oculta ou se joga uma cópia do fundo da cena sobre o texto e apaga a região onde ele deve aparecer. Sugerimos a segunda técnica, pois caso seja necessário mudar a posição ou editar a camada de texto, ela estará intacta. (Obs.: no Gimp, o processo ocorrerá da mesma maneira). Na página que utilizamos na situação anterior há texto em fundo, portanto explicaremos o passo-a-passo, continuando de onde paramos:
Mostrar 17
Mostrar 18
Mostrar 19
Mostrar 20
Antes e depois:
Mostrar Antes
Mostrar Depois

E é isso, pessoal. Aqui termina o nosso tutorial de hoje.
As próximas lições ocorrerão de outra maneira. Gostaríamos que vocês nos perguntassem ou sugerissem páginas e técnicas de edição que ensinaremos as que estiverem ao nosso alcance. Sintam-se livres para utilizar o nosso chat exclusivo na página de Treinamento, ou enviem email no setor Contato =)

Um comentário:

  1. Uma sugestão interessante para as próximas aulas seria o uso dos filtros do Photoshop. Mesmo com as dicas usadas (muito boas diga-se de passagem), ainda há mangás que apenas com correção de níveis ou curvas, ficam com qualidade pouco aceitável.
    As aulas são muito boas parabéns!

    ResponderExcluir