F.A.Q


      Tudo começou quando eu (Rose) conheci a Chris e a Yanni em uma discussão sobre mangás no fansub Redisu e em pouco tempo nos tornamos super amigas. Com a mesma paixão e uma vontade enorme de disponibilizar mangás de todos os gêneros na língua nacional e sem ter lugar para postá-los, nós três decidimos fundar o Koisei Scans, cujo nome se inspira nas palavras Koi, que significa ‘amor’, e Sei, da palavra japonesa ‘Wakusei’ (que significa planeta, mundo), portanto Koisei seria algo parecido com “Mundo do Amor”.
      Entretanto, outra coisa influenciou muito a escolha da palavra Koi que foi a lenda da carpa (Koi). Tal lenda conta que as carpas, durante o período da desova, deveriam atingir a fonte de Huang Ho (Rio Amarelo), na China; e para isso, elas deveriam nadar por entre vales e cachoeiras até a montanha Jishinhan. Acredita-se que a carpa que chegasse ao topo se transformaria em um dragão. E dessa forma, a carpa é vista como um símbolo de prosperidade, sucesso e superação de obstáculos.
     E como tal lenda refletia nossa determinação, adotamos como mascote o Koi-kun, uma carpa-astronauta, que une a tradição japonesa e o universo de sua imensa cultura, que tanto desejamos explorar.
     Então esperamos que desfrutem desse sonho conosco.



1) Quem faz parte da nossa equipe?
Conheça-nos através da nossa página de Staff.

2) Quais são as funções?
Há quatro funções para a staff, sendo:
Piloto (Tradutor): Aquele que traduz os mangás de alguma língua estrangeira para a língua nacional.
Co-piloto (Revisor de Tradução): Aquele que revisa a tradução, encontrando possíveis erros que passaram despercebidos e os corrige.
Astronauta (Editor): Aquele que limpa e edita as raws, colocando as falas conforme a tradução.
Comandante Espacial (QC): Pessoa que revisa a edição final, observando todas as fases anteriores, para que não fiquem erros na versão a ser disponibilizada para download.

3)Como posso fazer parte da staff?
Muito simples, visite nossa seção de Recrutamento e siga os passos. Não deixe de conferir nossa pequena história "Koisei Scans: O Recrutamento".

4) Posso distribuir seus projetos através do meu site?
Sim, contanto que autorizado pela admin do Koisei Scans e mantendo os devidos créditos pelos mangás.

5) Um mangá de vocês já estava sendo traduzido em outro scanlator, então por que estão traduzindo?
Bem, no Koisei Scans, temos a política de nunca pegar um mangá que já esteja sendo traduzido aqui no Brasil. Mas, nem sempre temos o conhecimento de outro scanlator estar traduzindo algum de nossos projetos futuros. Às vezes, podemos ter iniciado um projeto novo, mas enquanto não o concluímos, outro grupo lançou antes de nós. Portanto, para não prejudicar a staff do projeto que se esforçou tanto, lançamos mesmo assim, independente de ocorrer ou não joint.

6) Sobre links quebrados e erros nos mangás?
Caso você encontre algum link quebrado ou que aponte para um arquivo errado, ou se houver algum erro em um capítulo lançado, favor não comentar na seção “Comentários” na página dos projetos. Nem sempre estaremos atentos ao site, portanto entrem na seção de Contato, que nós verificaremos o ocorrido e o consertaremos o mais rápido possível.

7) Vocês aceitam sugestões de mangá?
Sim, e com o maior prazer. Se você quiser indicar um mangá para traduzirmos, envie-nos sua sugestão pela página de Contato. Nós iremos avaliá-lo, observando a disponibilidade de raws e se há outros grupos brasileiros que já estejam trabalhando nele. Mas, fique tranquilo que responderemos ao seu pedido com a nossa decisão.

8) Por que o mangá tal está demorando a ser lançado?
Bem, existem vários motivos para um mangá demorar a ser lançado: 1) nós alcançamos os lançamentos pelos scanlators gringos; 2) por falta de pessoal para trabalhar no projeto; ou 3) pela vida pessoal e profissional da staff. Portanto, pedimos para que todos tenham paciência e que não xinguem a staff, pois isso apenas desmotiva o pessoal a trazer mais capítulos. Antes de fazer qualquer comentário rude e/ou maldoso, por favor, pergunte sobre o andamento do projeto e esclareceremos toda e qualquer dúvida.

9) Vocês possuem um dia específico para os lançamentos?
Sim, nossos lançamentos ocorrem semanalmente aos domingos.